Objetivos

    Contribuir para a criação e implantação de estruturas institucionais, pedagógicas e multidisciplinares que oportunizem a permanência inclusiva e com qualidade de estudantes de origem popular na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

    Objetivando também ações acerca de temas como:

    Democratização do ensino superior;

    Estudos políticos-sociológicos da realidade educacional brasileira e das culturas populares;

    Realização de eventos sobre os temas relevantes do programa;

    Atuar como multiplicadores de saberes.

Histórico

    O Programa Especial de Treinamento – PET foi criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), contando com apenas três grupos: sendo dois do curso de Economia (UNB e UFMG) e um de Direito (USP). Desde a sua criação, houveram altos e baixos nos números de grupos. Em 1999, a coordenação do PET foi transferida para a Secretaria de Educação Superior – SESu, do Ministrério da Educação. Apenas em 2004, sua denominação foi trocada por Programa de Educação Tutorial – PET (MEC).

    Inicialmente o intuito dos PET`s era apoiar atividades acadêmicas que integrassem ensino, pesquisa e extensão. Porém, a partir de 2010, o PET foi associado ao grupo do Conexões de Saberes, estabelecido em 33 Universidades Federais brasileiras e coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD/MEC, a partir disso, com um novo edital foram lançados novos lotes de PET`s Conexões de Saberes (grupos multidisciplinares e institucionais) que se integraram aos PET`s tradicionais (de cursos de graduação).

Pesquisar no site

© 2012 Todos os direitos reservados.